Sem corte de cargos em comissão e gasto de R$ 400 mil superior ao da gestão passada
10 de janeiro de 2019Confira a Nota de Esclarecimento da defesa do vice-prefeito Gustavo Pinato
15 de janeiro de 2019Gustavo Pinato é processado por acidente de trânsito; caso está com juiz Vinícius Bufulin
NA 2ª VARA CRIMINAL
Vice-prefeito de Fernandópolis responde na Justiça por dirigir
embriagado, lesão corporal e ainda “fugir do local do acidente”
Juiz Vinícius Bufulin julga caso envolvendo Gustavo Pinato
O vice-prefeito Gustavo Pinato figura como réu em ação penal que tramita na 2ª Vara Criminal da Comarca de Fernandópolis. O Processo tem o nº 0003102-21.2018.8.26.0189. De acordo com apuração do Revoluir, em maio do ano passado, Pinato conduzia um veículo quando aconteceu uma colisão com um ciclista, no Bairro Ubirajara. O vice-prefeito teria saído do local do acidente, deixando lá um amigo seu, que estaria com ele no carro, para ser o responsável pelo acompanhamento do socorro ao ciclista. Gustavo Pinato teria se identificado para a vítima antes de deixar o local, e antes também da chegada da Polícia Militar, que registrou o Boletim de Ocorrência.
INQUÉRITO NA SECCIONAL
Um Inquérito Policial foi instaurado pela Delegacia Seccional, sob responsabilidade do delegado Ailton Canato, em junho de 2018, logo após registro do B.O. relatando o acidente de trânsito. Gustavo Pinato foi interrogado em novembro pela Polícia Civil, em seguida, Dr. Canato concluiu as investigações, relatando o caso ao Ministério Público, na 1ª Promotoria de Justiça, onde atua o promotor Fernando Cezar de Paula, que ofereceu denúncia, recebida pelo juiz Vinícius Castrequini Bufulin, na 2ª Vara Criminal, naquele mesmo mês. Pinato já apresentou sua defesa prévia e aguarda deliberação da Justiça, que poderá marcar uma audiência para os próximos dias.
ACUSAÇÃO
De acordo com a denúncia oferecida pelo MP, Pinato responderá por “praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor”, artigo 303 do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503/97, com previsão de penas de detenção de seis meses a dois anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor, com aumento da pena, de 1/3 (um terço) à metade, por “ter deixado de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente”. Combinado com o art. 305, por “afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”, com penas previstas de detenção, de seis meses a um ano, ou multa. E ainda combinado com o art. 306, “conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”, com previsão de penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
DENÚNCIA ACOLHIDA
Todos esses artigos estão tipificados no recebimento da denúncia por Bufulin.
A priori, não há nulidade aparente na denúncia, a qual descreve fatos incriminados pela legislação penal no artigo 303, caput e § 1º, c.c. Artigo 305 c.c. Artigo 306, cujas punibilidades, em tese, são passíveis de pretensão pelo Ministério Público, legitimado para promover a ação penal pública incondicionada (sem depender da intenção da vítima, ou suposta vítima), mesmo em relação ao tipo do artigo 303, por força da regra do artigo 291, § 1º, I, do CTB
Dr. Bufulin constou ainda…
no Inquérito Policial há elementos informativos suficientes para se aferir a justa causa para instauração do processo criminal. Ante as infrações tipificadas, cuja soma das penas máximas supera quatro anos, o processo deve seguir o rito ordinário. Para os fins do artigo 396 do Código de Processo Penal, recebo a denúncia
DEFESA
Atuam na defesa de Gustavo Pinato os advogados Bruno Miranda de Carvalho e Marlon Carlos Matioli Santana. Revoluir entrou em contato com Marlon Santana, dando espaço para as considerações que os defensores do vice-prefeito entenderem pertinentes, e uma entrevista ficou agendada para o início da próxima semana.