Política em Fernandópolis
17 de maio de 2024Inglaterra apática, França evolui e Portugal desencanta
24 de junho de 2024EURO 2024: Espanha e Alemanha começam vencendo com placares elásticos
Favoritas, França, Inglaterra e Portugal vencem, mas não convencem
“Começou a festa da maior competição de seleções do velho continente, a Eurocopa. Com torcidas apaixonadas e 32 seleções almejando a maior glória do futebol de seleções da Europa, torneio com tantos craques, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Bellingham, Kroos, Modric, De Bruyne, Neuer e tantos outros que desfilarão seus talentos nas próximas semanas nos gramados da Alemanha”.
A primeira rodada teve os destaques das grandes vitórias da seleção do país sede, Alemanha, e da Espanha; as vitórias, sem convencer, das favoritas antes do torneio começar, com grandes elencos no papel, França, Inglaterra e Portugal; também venceram a atual campeã Itália e a Holanda.
A Bélgica, juntamente com a Croácia, foram as seleções mais badaladas que perderam na primeira rodada, ambas perdendo boas chances de gols, principalmente a seleção belga. A Dinamarca empatou e encerra o top-10 de seleções mais midiáticas para este colunista na competição.
A Alemanha, com Kroos sendo o seu maestro, errando apenas um passe em mais de cem feitos no jogo, na goleada por 5 x 1 contra a Escócia e a Espanha que convenceu vencendo por 3 x 0 a Croácia e chamou a atenção por marcar muito bem pressão, uma característica das seleções européias e da competição, mas mesmo assim destaco essa pressão alta da Espanha, a melhor marcação pressão nesta rodada.
As três favoritas no papel, França, Inglaterra e Portugal terão que jogar mais bola na segunda rodada, até porque enfrentarão adversários mais difíceis, Holanda, Dinamarca e Turquia respectivamente. Holanda que tenta junto com a Itália mostrar que não foram só passear na Alemanha e querem honrar as suas tradições, ambas buscarão manter o 100% na competição na segunda rodada.
Bélgica e Croácia precisam aproveitar melhor suas chances de gol e conseguirem vencer se quiserem ir às oitavas da competição. A Dinamarca também precisará se reabilitar na competição em um jogo difícil contra a Inglaterra. Lembrando que os 4 melhores terceiros colocados dos 6 grupos avançam para as oitavas, o que facilita a recuperação das seleções que são boas, mas não começaram bem a passar de fase.
“Um ponto para chamar a atenção nessa primeira coluna é que das 24 equipes da competição, 20 marcaram pelo menos um gol, somente a Croácia, Bélgica, Sérvia e Ucrânia não balançaram as redes, também não houve nenhum 0 x 0 até aqui na competição, diferente da Copa do Mundo 2022 em que não houve nenhum gol de fora da área na primeira rodada, esta Eurocopa teve 11 gols, na Eurocopa toda em 2021 tivemos 18 gols. O que mostra uma característica até aqui deste torneio em específico, ao longo da competição falarei mais disso e das táticas das principais equipes, esse número de gols “de longe” se deve aos blocos de defesa estarem muito profundos na área com 5 ou até 6 jogadores, deixando livre a entrada da área para sobras, rebotes ou mesmo jogadas trabalhadas, houve até gol em rebote de escanteio sem marcação, o que não é comum e também um gol sem goleiro já que este tinha subido para cabecear no gol oposto. De qualquer forma, o tempo vai mostrar se será uma característica desta competição toda ou apenas algo pontual. A dica está aí para as seleções, o espaço da frente da área está livre para gols de longe nesta Eurocopa”.