Na noite desta segunda-feira (3), o Sindiouro, representado pelo presidente Branco e por cerca de 20 filiados, foi recebido pelos vereadores pouco antes do início da sessão ordinária na Câmara Municipal de Ouroeste.
O encontro foi produtivo para ambas as partes. Primeiro, porque os vereadores confirmaram uma reunião que haviam realizado com o prefeito Alex Sakata na última sexta-feira, 31 de março, quando trataram exatamente deste tema, e também porque foi apresentado um estudo sobre o impacto orçamentário que solicitaram diretamente ao IPREMO. Este levantamento garante, de acordo com os vereadores, plenas condições à prefeitura para suspender os descontos
Pelo lado dos aposentados e pensionistas, a sensação que ficou é a de que a Câmara, em nome dos 9 vereadores ourestenses, está alinhada à reivindicação da categoria: eliminar, de uma vez por todas e o quanto antes, os descontos nos vencimentos mensais de ex-funcionários que trabalharam por Ouroeste e Arabá.
Sob comando da presidente Angélica Oliveira (PSDB), durante sessão que atrasou alguns minutos devido à importante reunião com o Sindiouro, os vereadores aprovaram um requerimento que será encaminhado ao prefeito. Nele, o Legislativo apresenta uma possibilidade para que os descontos deixem de ocorrer já nos próximos meses.
Vereadora Angélica Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Ouroeste
Tudo dependerá de um projeto de lei de autoria do Executivo Municipal que deverá ser protocolado na Câmara propondo, além do fim dos descontos, um aumento gradativo de repasse ao IPREMO.
Esse repasse gradual deverá ocorrer por alguns anos, como forma de compensação ao valor que deixará de ser descontado nos vencimentos dos aposentados e pensionistas, garantindo assim que não ocorra uma renúncia de receita.
Resta agora aos aposentados e pensionistas, bem como centenas de familiares que acompanham esta angustiante luta por uma causa mais do que justa, aguardar em quantos dias a prefeitura irá elaborar o referido projeto de lei, que deverá, de acordo com o que foi exposto na reunião com os vereadores, presidente Branco e demais representantes do Sindiouro, ser aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.
Vereadores assumiram o compromisso de aprovar um projeto de lei para suspender os descontos nos vencimentos dos ex-servidores municipais de Ouroeste e Arabá, depende agora da prefeitura
A bola está com Alex Sakata, só não se sabe quanto tempo de acréscimo terá esse jogo.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Vale lembrar que estes famigerados descontos surgiram com a Reforma da Previdência, escancaradamente prejudicial à classe trabalhadora, como está sendo comprovado neste caso.
Quem um dia poderia imaginar que ex-servidores, hoje inativos, que só alcançaram a aposentadoria justamente por terem contribuído durante todo o período que trabalharam em suas vidas para alcançarem esse direito garantido, pudessem ser novamente taxados?
Vários aposentados perguntaram durante a reunião com os vereadores na Câmara: “Vamos aposentar de novo”?
Branco, presidente do Sindiouro, e Wilson Rocha, apresentaram os principais pontos da reivindicação de aposentados e pensionistas
RELEMBRE TODOS OS PASSOS DO PRESIDENTE BRANCO E REPRESENTANTES DO SINDIOURO EM BUSCA DESTA JUSTA REIVINDICAÇÃO PELO FIM DOS DESCONTOS NOS VENCIMENTOS DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS, CLIQUE NAS MATÉRIAS ABAIXO E CONFIRA: