
Botafogo e Flamengo venceram; Palmeiras e Fluminense orgulham seus torcedores
24 de junho de 2025
HISTERIA EVANGÉLICA: tendência nacional
24 de junho de 2025Botafogo e Flamengo históricos; Palmeiras e Fluminense vencem

Claudio Rodante Neto
Bayern, City e Juve consistentes, vencem e se classificam
O Botafogo conseguiu uma brilhante e histórica vitória contra o PSG, o atual campeão da Champions teve muito mais posse da bola mas parou na marcação excepcional da “arapuca” armada pelo competente técnico Renato Paiva, que com o seu 4-3-3 anulou as principais jogadas do PSG com a cobertura dos meio-campistas e ajuda dos pontas na circulação de bola do time parisiense, a intenção de dificultar a partida do meio-campista português Vitinha foi realizada com sucesso. O artilheiro Igor Jesus fez o gol da vitória por 1×0 ao”entortar” o zagueiro Pacho, equatoriano estrela do time francês em um contra-ataque, além do gol, o goleador marcou muito bem pressionando a defesa e mantendo a posse da bola quando ela era rifada para o ataque em várias situações para a defesa botafoguense poder descansar. Uma partida e resultado que emocionou o país, não só os torcedores do Botafogo, vários brasileiros e sul-americanos ficaram emocionados com a vitória do atual campeão da Libertadores contra o atual campeão da Champions, mesmo contextualizando todos os contextos, mesmo com a vitória o Botafogo ainda não está classificado, se o PSG vencer o Seattle, o Botafogo pode perder até por 2 gols de diferença para se classificar, se empatar ou ganhar será o primeiro do grupo. o Atlético de Madrid que venceu com tranquilidade o Seattle por 3×1, precisa fazer mais para se classificar, repetir o resultado contra a equipe carioca resultará na sua eliminação, a equipe espanhola teve que viajar quase 2 mil km para voltar para Los Angeles, enquanto o Botafogo já jogou lá na segunda rodada. Como cobrado na coluna anterior, a torcida do Botafogo fez a sua parte e compareceu em grande número para a partida, além de apoiar bastante a equipe para a inesquecível vitória.
O Palmeiras fez uma partida consistente novamente, principalmente na segunda etapa, venceu por 2×0 o Al-Ahly e joga pelo empate para se classificar em primeiro do grupo. A vantagem do Palmeiras é que jogará depois do seu futuro adversário nas Oitavas, se o resultado do Porto X Al-Ahly permitir, poderá “fugir” do PSG, algo que não imagino que o Palmeiras e o Inter Miami façam, só se for pra vencer, caso o PSG seja o 1 do grupo. Aí o empate ou vitória basta para o Palmeiras. A torcida cantou novamente bastante e promete estar em maioria e cantar mais que a torcida do Inter Miami em Miami na última rodada. Lembrando que o Palmeiras viajará o dobro da distância do seu adversário de Nova York para Miami cerca de 2 mil km do que de Atlanta para Miami cerca de mil km, temos que falar sobre o gol decisivo de falta de Lionel Messi que deu a vitória por 2×1 do Inter Miami sobre o Porto que o deixou a um empate , ou não vitória do Al-Ahly para irem às Oitavas. O regulamento é confuso, portanto se 2 times empatam em pontos o desempate é o confronto direto entre eles. Ou seja, o Al-Ahly será eliminado se empatar em pontos com o Palmeiras e o Porto será eliminado se empatar em pontos com o Inter Miami, como o empate classifica os 2, o Porto torce para uma vitória do Inter Miami e o Al-Ahly torce para uma vitória do Palmeiras na última rodada, caso não aconteça esses clubes no cenário descrito já serão eliminados mesmo que fiquem na frente no saldo de gols total. Um regulamento ridículo, mas que os clubes assinaram, que será o regulamento da Copa, espero que possa não ter mais esse tipo de desempate e não ser descartados os placares dos jogos que os times estão eliminados em pontuação menor que os que terminarem empatados.
O Flamengo na “esteira” da vitória do seu rival Botafogo, derrotou o Chelsea por 3×1 de virada, com muita autoridade, jogando bem quase a partida toda, com a entrada de Bruno Henrique sendo decisiva para a virada, já que o craque, o meia que joga de falso 9 Arrascaeta, artilheiro do Brasileirão, não jogou não jogou bem e não conseguiu fazer o time rubro-negro ecaixar a marcação pressão contra o Chelsea, já Bruno Henrique muito mais rápido, consertou a marcação e ainda mostrou o seu faro de assistente e artilhiro, Gérson e Jorginho foram os maestros dessa vitória, mais uma, espetacular de uma equipe brasileira contra uma equipe européia. Com o resultado o Flamengo se garantiu em primeiro do grupo e aumentou as suas chance de não enfrentar o Bayern de Munique já nas Oitavas, o Los Angeles FC foi eliminado e o Chelsea jogará pelo empate para se classificar em segundo contra o Espérance da Tunísia, se o Chelsea passar, com certeza encara um europeu nas Oitavas, seja o Bayern ou o Benfica, em duelo que promete já nas Oitavas-de-finais.
O Fluminense venceu de virada da virada o Ulsan Hyundai por 4×2, em jogo que se desorganizou emocionalmente e taticamente na defesa no tempo em que sofreu a virada, entrou no jogo mais pressionado pela vitória do que no empate em que deu um “vareio” de bola no Borussia Dortmund, mas as suas estrelas continuam jogando muito, Árias e Thiago Silva, o centroavante Everaldo continua sem chutar, protagonizando o momento mais hilário do Mundial até aqui com a torcida bem no jeito carioca de torcer clamou: Chuta Everaldo! em duas oportunidades, os gols que ele não fez, o titular Cano deve fazer assim que estiver 100%, com a vitória o Fluminense precisa apenas de um empate contra o Mamelodi na última rodada para se classificar, mas busca a liderança do grupo, para isso tem que fazer o mesmo resultado que o Borussia fiz a partir do empate, assim confirmará a liderança do grupo.
Em jogo emocionante com um show da torcida do Boca, o Bayern derrotou a equipe argentina por 2×1, agora na última rodada o Bayern precisa de um empate com o Benfica para se classificar em primeiro, perdendo o Bayern se classifica em segundo. O Boca precisa vencer por 6×0 o Auckland se o Benfica perder de 1×0 para o Bayern o Boca classifica e garante um sul-americano nas Quartas, já que teríamos um emocionante Flamengo X Boca nas Oitavas. No grupo mais “protocolar” do Mundial, o City e a Juve venceram e ambos se classificaram, agora definirão quem ficará em primeiro do grupo, a Juve joga pelo empate. No grupo do Real Madrid, após emocionante superação e jogar com um jogador a menos quase o jogo todo, o Real venceu por 3×1 o Pachuca, eliminou a equipe mexicana, com o empate em 0x0 do Al-Hilal contra o Red Bull Salzburg, na última rodada o empate em 2×2 classifica os dois europeus que se enfrentam na última rodada, já que em caso de tríplice empate conta só os jogos entre as equipes que empataram em pontos e se descarta os jogos contra o lanterna do grupo. Pra finalizar, uma situação parecida ocorre no grupo do River e da Inter de Milão, caso empatam em 0x0 mesmo se o Monterrey só ganhar por 2×1 do Urawa Reds, o River mesmo com mais saldo de gols e no regulamento antigo que estamos acostumados seria o primeiro, ele será o time eliminado nesse grupo, porque conta quem marcou mais gols entre os 3 primeiros que empataram em pontos, não o saldo de gols total, o que mostra o quanto esse regulamento é ridículo e tem que ser mudado para a Copa do Mundo em 2;026.
Sim, tudo que se tem falado tem que ser levado em conta, os europeus realmente não ligam tanto para o Mundial, problema deles, não temos outra competição para medirmos nível esportivo com eles sem ser os Mundiais, pelo óbvio da geografia, é uma algo cultural, penso que podemos ganhar ou perder e eles também eles realmente enxergam como uma Supercopa, sempre foi assim e penso que não mudará, para eles o Mundial sempre foi a Champions, mesmo quando na América do Sul se existia equipes constantemente melhores que a deles, sim estão mesclando as equipes, às vezes jogando de freio de mão puxado como na primeira rodada alguma equipes européias fizeram, na segunda rodada também e farão na terceira, mas devem aumentar a rotação e melhorar o nível no mata-mata, alguns tem que tomar cuidado se não só vão acelerar no avião já voltando para Europa, o que pra eles não muda quase em nada, mas pro resto do mundo sim e não são eles que definirão o valor de algo que o mundo todo joga, apenas temos que ser conscientes do nível esportivo das disputas e comemorar as vitórias mesmo assim. Essa terceira rodada promete, por ser a que definirá os 16 classificados e os 16 que já voltam para os seus países. Com destaque na segunda para Botafogo X Atlético de Madrid às 4h da tarde, na terça Bayern X Benfica também às 4h da tarde, na quarta Inter de Milão X River Plate às 10h da noite e na quinta às 10h da noite Real Madrid X Red Bull Salzburg, Ótima terceira rodada para todos, que os eliminados façam uma ótima viagem e para os classificados, o mata-mata promete e vem aí começando no final de semana.

O jornalista esportivo Claudio Rodante Neto, também conhecido como Netão, escreve este artigo especial ao Revoluir sobre o Mundial de Clubes da FIFA de 2025