Gado avaliado em R$ 60 mil será vendido e leiloado pelo Hospital do Amor: 31 animais foram doados pela Polícia Ambiental
9 de abril de 2020Justiça manda Silas Malafaia fechar igreja: “Sem cultos durante a pandemia do Coronavírus”
10 de abril de 20203º caso em apenas 2 dias acelera curva de contágios em Fernandópolis: 5 pessoas infectadas
Após um período de 6 dias sem testes positivos, Fernandópolis flerta com o perigo da disseminação de contágios em ampla escala com a confirmação do terceiro caso em apenas 2 dias.
O segundo teste positivo foi confirmado dia 2. Quarta e quinta contabilizam três.
Os exames dos dois novos casos confirmados nesta quinta (9) foram realizados no Instituto Adolfo Lutz e em ‘Teste Rápido’ pela Secretaria Municipal da Saúde.
Todos que acompanham as informações sobre o número de casos do novo Coronavírus (Covid-19) pelo mundo e Brasil afora sempre ouvem ou leem algo referente à “curva de contágios”. Esta curva tende a disparar quando se iniciam os contágios comunitários, situação em que Fernandópolis já se encontra.
“Os três recentes casos positivos são de profissionais da área da saúde, duas enfermeiras, uma de 40 e outra de 32 anos, e um médico, de 33 anos, que não tiveram contato com pessoas vindas de outras cidades e também não viajaram recentemente, o que caracteriza que a contaminação foi por transmissão comunitária”, confirmou a Prefeitura de Fernandópolis.
Os dois primeiros casos positivos são de um casal. Ambos já estão curados. Como o médico infectologista Márcio Gaggini já havia alertado no dia 22 de março: o vírus já estava na cidade!
Exatos 18 dias depois, os casos começam a empurrar a curva de contágio para cima. A velocidade desta ascensão será ditada pelo comportamento de toda a sociedade.
Com maior circulação de pessoas pelas ruas, essa curva poderá disparar, causando, além do sério risco de um alto número de mortes, um colapso no atendimento das pessoas que se infectarem.
Nas Santa Casa de Fernandópolis, há 10 leitos para adultos na UTI, sendo 9 reservados para o SUS. Em Votuporanga, há 14 leitos de UTI na Santa Casa, sendo 10 destinados a pacientes adultos via SUS. Em Jales, contando Hospital do Amor e Santa Casa, são 20 leitos de UTI, também para adultos, sendo 19 para atendimento SUS.
Em Fernandópolis, atualmente, nenhum dos leitos de UTI está ocupado por paciente com Coronavírus ou com suspeita.
*Com informações do Ministério da Saúde – CNESnet (Secretaria de Atenção à Saúde) DATASUS.
SANTA CASA SE ADAPTA
Por aqui, inicialmente, a Santa Casa centralizará o atendimento de pessoas infectadas em estado grave. A nova Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais disponibilizará 9 leitos. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Santa Casa, “a quantidade de leitos poderá sofrer alterações, conforme a necessidade”.
Acrescenta a ASCOM que “a provedoria do hospital busca adiantar-se às necessidades que possam surgir com a possibilidade de surto local do novo Coronavírus, fortalecendo seu estoque de insumos e materiais, considerando o aumento exorbitante dos preços de alguns materiais”.
NO BRASIL
Mortes por coronavírus no Brasil aumentaram 18% em 24 horas: até as 22h desta quinta-feira (9), as secretarias estaduais de Saúde informaram 18.176 casos confirmados do novo Coronavírus, com 957 mortes.
Veja o número de casos confirmados por estado (até às 22h – horário de Brasília – Quinta, dia 9)
- Acre – 62
- Alagoas – 37
- Amapá – 110
- Amazonas – 899
- Bahia – 568
- Ceará – 1445
- Distrito Federal – 527
- Espírito Santo – 300
- Goiás – 179
- Maranhão – 293
- Mato Groso – 108
- Mato Grosso do Sul – 89
- Minas Gerais – 655
- Pará – 169
- Paraíba – 79
- Paraná – 621
- Pernambuco – 555
- Piauí – 40
- Rio de Janeiro – 2216
- Rio Grande do Norte – 261
- Rio Grande do Sul – 636
- Rondônia – 28
- Roraima – 63
- Santa Catarina – 693
- São Paulo – 7481
- Sergipe – 40
- Tocantins – 23
ACESSE AQUI E ACOMPANHE EM TEMPO REAL O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS E MORTES POR ESTADO