O Censo 2022 te deixou para trás? Fale com o IBGE pelo Disque-Censo 137
29 de dezembro de 2022
Quantas pessoas residem na sua cidade? Confira o Raio-X da população regional
30 de dezembro de 2022

Rivalidade regional: Ouroeste passa dos 10 mil habitantes; ‘Estrela’ supera estimativa

Os royalties da Usina de Água Vermelha são um verdadeiro "divisor de águas" socioeconômico que potencializa o município de Ouroeste no cenário regional

Duas importantes cidades da região, Ouroeste e Estrela d’Oeste se notabilizam pelo porte dos municípios que se tornaram nas últimas décadas.
Ouroeste recebe os tão preciosos royalties da Usina de Água Vermelha e conta com um moderno complexo de energia solar da AES Tietê, que investiu mais de R$ 650 milhões no projeto.
Estrela d’Oeste emprega funcionários de diversas cidades no FrigoEstrela e mais recentemente recebeu o terminal de cargas no entroncamento da Ferrovia Norte-Sul, com o trecho que liga o município à cidade de São Simão/GO inaugurado, em abril de 2021, após mais de R$ 710 milhões serem investidos nos mais de 172 quilômetros de trilhos, na construção do terminal de cargas e em diversas pontes.
A população dos dois municípios, de acordo com o último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em 2010, colocava Ouroeste, com 8405 habitantes, e ‘Estrela’, com 8208, no mesmo patamar.
Quanto às estimativas, Ouroeste apresentava um potencial de crescimento mais avançado: segundo o IBGE, o município teria, em 2021, 10712 moradores.
A estimativa populacional para Estrela d’Oeste, também para o ano de 2021, era de 8420 habitantes.
Ouroeste bateu a marca dos 10 mil: possui, de acordo com a prévia do Censo 2022, remetida pelo IBGE ao TCU nesta quarta-feira (28), 10288 habitantes. Supera uma marca histórica, mas fica abaixo da estimativa. Vale lembrar que esses números não estão finalizados, serão oficializados somente no final do mês de janeiro do ano que vem.
Já Estrela d’Oeste aparece, no mesmo relatório preliminar do IBGE, com 9405 moradores. Supera, e muito, a estimativa de crescimento populacional, embora fique para trás quanto ao número de habitantes, uma diferença que se ampliou em comparação a Ouroeste: há 12 anos era menos de 200 moradores, hoje passa de 800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *