R#2 – Espanha e França favoritas, Brasil sólido, Portugal bem, Uruguai, Bélgica e Dinamarca precisam vencer
30 de novembro de 2022
Portugal, Brasil e França dão show, Inglaterra e Holanda consistentes
9 de dezembro de 2022

R#3 – Nenhuma seleção venceu os três jogos, na Copa das “zebras”

Confira a Copa do Mundo do Qatar através das análises do jornalista esportivo Claudio Rodante Neto, publicadas em artigos especiais pelo Revoluir

Quem se arriscará a dar qualquer palpite em uma Copa com tantas zebras? Na última rodada, foram confirmadas as eliminações surpreendentes antes da Copa começar, de Alemanha, Dinamarca, Bélgica e Uruguai. Nenhuma seleção venceu os três jogos. Pela primeira vez na história das Copas disputada com 32 equipes, nenhuma seleção conseguiu as 3 vitórias na primeira fase. Por coincidência a última vez que isso tinha ocorrido foi em 94, no tetra, na última Copa com 24 seleções, ninguém venceu as três partidas da fase de grupos. Agora na última Copa com 32 seleções, a próxima será com 48 equipes em 2.026, ninguém tem 100% de aproveitamento.
O balanço da primeira fase, a melhor campanha é da Inglaterra, com 7 pontos e 7 gols de saldo, fez 9 gols e sofreu 2, que junto com Holanda, Croácia, Marrocos e Estados Unidos são as únicas 5 seleções invictas da Copa. O melhor ataque é da Inglaterra e da Espanha com 9 gols feitos. A melhor defesa é do Brasil, Estados Unidos, Holanda, Croácia, Marrocos e a Tunísia que já foi eliminada com 1 gol tomado. A pior defesa é a da Costa Rica com 11 gols tomados e o pior ataque com 1 gol feito é da Bélgica, Tunísia, Dinamarca, País de Gales e Catar, que fez a pior campanha com 3 derrotas, 1 gol feito e 7 sofridos, o Canadá, fez 2 gols e também tomou sete gols e perdeu os 3 jogos, foram as únicas duas seleções que não pontuaram na Copa. Todas as seleções fizeram pelo um gol. 
Em uma lógica as Quartas será 4 jogos bons, com Brasil X Croácia, Argentina X Holanda, Inglaterra X França e Portugal X Espanha, mas na Copa das zebras, não tem tem “colher de chá” para nenhum favorito, vão ter que melhorar o desempenho e o resultado para poder passar para essa fase. Acho q na hora do “vamos ver” pelo menos 5 dessas seleções estarão nas Qrtas, pode ser que todas as favoritas se classificam e as melhores seleções vão dominar a Copa e “espantar” as zebras. 
As Oitavas já começam no fim de semana, no sábado tem ao meio-dia Holanda X Estados Unidos, às 4h da tarde Argentina X Austrália, no domingo França X Polônia ao meio-dia e Inglaterra X Senegal às 4h da tarde. Na segunda, tem Croácia X Japão ao meio-dia e Brasil X Coréia do Sul às 4h da tarde e no último das Quartas jogarão ao meio-dia, Marrocos X Espanha e às 4h da tarde, Portugal X Suíça. 
Uma ótima Oitavas de Final para todos, com muita emoção, gols e partidas inesquecíveis. A coluna voltará depois das Oitavas, para escrever sobre o momento decisivo da Copa, em que só restarão oito seleções, nessa imprevisível disputa pelo título da Copa do Mundo no Catar, em 2.022.

 

Claudio Rodante Neto é formado em Comunicação Social/Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *