
HISTERIA EVANGÉLICA: tendência nacional
24 de junho de 2025Palmeiras X Botafogo, Flamengo e Fluminense tentam superar o primeiro “Everest”

O jornalista esportivo Claudio Rodante Neto, também conhecido como Netão, escreve este artigo especial ao Revoluir sobre o Mundial de Clubes da FIFA de 2025
City 100%, Real e Inter sobem o nível, Boca e River eliminados
O Palmeiras não fez um jogo do seu costume dos últimos anos, abriu o meio-campo e deixou o excelente Busquets simplesmente ser o “ritmista” da partida, com Messi, Redondo e Súarez também inspirados, quando esse cansou e saiu, o alviverde cresceu na partida e por ter atualmente o melhor banco da “Era Abel” empatou a partida e confirmou a liderança do grupo e ter adversários menos difíceis até uma eventual Semifinal, a equipe que [é a única representante paulista nesta edição não achou os “seus 11” titulares ainda e contou com falhas de Lucas Evangelista e Bruno Fucks nos gols da equipe estadunidense, ainda contou com a lesão do ótimo zagueiro Murilo, a notícia boa para os palmeirenses é que tanto Paulinho quanto Allan entraram na partida e resolverem, ajudarão muito a equipe no decorrer da temporada. com o empate em 2×2 o Inter Miam também classificou e enfrenta o PSG nas Oitavas, após o 2×0 a favor tiveram a chance de pegar o lado da tabela “menos difícil” mas não souberam manter a liderança da chave, talvez, a exceção da Copa do Mundo no ano que vem, veremos o último grande jogo de Lionel Messi em alto nível em clubes pelo menos. No outro jogo do grupo em um eletrizante 4×4, Porto e Al-Ahly se despediram da competição sem vencer nenhuma partida
O Botafogo soube controlar o Atlético de Madrid e apesar de ter perdido a partida e a primeira colocação, foi para o lado da chave “menos difícil”, parece que o ditado tem coisas que só acontecem com o Botafogo está sendo usado no sentido positivo neste Mundial, muito cobrado por não conseguir fazer o Atlético render com jogadores melhores tecnicamente como rendia em outros tempos sem tanto jogadores bons com a cola no pé, cobrança que os palmeirenses começam a fazer com Abel Ferreira também, Simeone foi a grande decepção e teve a sua equipe eliminada na primeira fase da competição. O Botafogo enfrenta o Palmeiras garantindo assim uma equipe brasileira nas Quartas deste torneio, possivelmente a única equipe não européia nessa fase da competição se todos os favoritos passarem, mas sabemos como é o futebol. Em jogo que promete, pela rivalidade recente decidindo campeonatos brasileiros e disputa na libertadores, pelo duelo tático dos treinadores portugueses e pelo duelo de artilheiros Igor Jesus e Vítor Roque, tem tudo para ser um jogo marcante na história do futebol brasileiro. Como quase todos os jogos de futebol, quem ganhar o meio-campo ficará mais perto das Quartas, lembrando que empate em 90 minutos terá uma prorrogação e permanecendo o empate, irá se decidir nas penalidades o classificado, assim obviamente será nas 8 partidas das Oitavas.
O Flamengo empatou com 4 bolas na trave contra a equipe estadunidense LAFC e manteve a sua invencibilidade no torneio ao empatar em 1×1. Deu possivelmente azar no chaveamento, por o Bayern de Munique perder do Benfica e ficar em segundo lugar da chave, em jogo que promete ser o melhor jogo entre um europeu e um sul-americano dos últimos tempos, com os 2 treinadores mais jovens e 2 ótimos defensores no comando, as duas equipes prometem jogar e claro pela considerável diferença técnica o Flamengo se quiser passar de fase, além da sorte, terá que contar com uma eficácia alta nas finalizações e aproveitar bem os contra-ataques e as “janelas” do jogo em que conseguir atacar e encurralar o Bayern, tem tudo para ser o melhor jogo em alto nível entre 2 times de um continente diferente deste torneio. O clássico europeu Benfica X Chelsea promete ser um jogo bem disputado, um jogo em que Di Maria e Palmer podem decidir, já que costumam fazer gols em jogos decisivos, mas quem passar joga sem o favoritismo para ir à Semifinal, Botafogo e Palmeiras hoje em dia tem favoritismo contra qualquer uma dessas duas equipes.
O Fluminense fez um jogo o suficiente para se classificar no 0x0 contra o Mamelodi, o que preocupa é que o desempenho da equipe vem caindo durante o torneio, a notícia boa para o tricolor carioca é que o excelente zagueiro Thiago Silva poupado estará descansado para, de repente, o Nense fazer um jogo parecido com a Inter de Milão que fez contra o Borussia, marcando bem a saída de bola da equipe italiana e jogando com o Thiago Silva “no mano a mano” com o artilheiro Lautaro, sem a sobra, podendo assim dominar as ações ofensivas da partida e recuperando a bola já no campo do ataque, apesar do favoritismo da equipe italiana, caso a marcação consiga encaixar e com uma ótima partida do excelente Árias e o artilheiro Cano fazendo a parte dele no ataque, mesmo sendo difícil, a equipe brasileira pode sim se classificar, mesmo que seja nas penalidades, onde a experiência e competência histórica do goleiro Fábio pode fazer a diferença. O Borussia mesmo sendo dominado pelo Fluminense na primeira rodada, foi o primeiro lugar do grupo no geral e enfrentará o Monterrey em duelo que com todo o respeito, quem vencer deverá ser eliminado com certa facilidade pelo vencedor de Real X Juventus. Mas que promete um caldeirão da torcida mexicana e que vejo como a maior chance de uma segunda equipe não européia classificar para as Quartas. Só para não deixar de falar do absurdo regulamento que não contou o saldo de gols e evitou que o River Plate pudesse jogar pelo empate contra a Inter de MIlão, mesmo tendo vencido o Urawa Reds por 1 gol a mais que os italianos e ambos empatados com o Monterrey, o que condicionou a atitude da equipe argentina que não pode jogar no contra-ataque e deu aos italianos o que eles mais gostam, espaço para avançar no campo nos contra-ataques, claro, todos assinaram antes o regulamento, mas tem que mudar pra Copa do Mundo e para se tiver, a próxima edição expandida do Mundial de Clubes. Nenhum jogo pode valer mais que outro em uma fase de grupos.
Os outros grupos que não tem os times brasileiros, o City que fez a melhor campanha da primeira fase, aliás a única equipe com 100% de aproveitamento, goleou a Juventus por 5×2 e conquistou a primeira colocação e enfrentará a melhor equipe sem ser da América do Sul e da Europa do torneio, o estrelado Al-Hilal, que foi o segundo do grupo em que o Real foi o primeiro e enfrenta a Juventus, no que este colunista considera que deverá ser o melhor jogo das Oitavas, o duelo dos excelentes meio-campistas turcos, Kenan Yildiz da Juventus e Arda Güler do Real Madrid, hoje a seleção brasileira infelizmente não tem em seu elenco dois meio-campistas.
Os outros grupos que não tem os times brasileiros, o City que fez a melhor campanha da primeira fase, aliás a única equipe com 100% de aproveitamento, goleou a Juventus por 5×2 e conquistou a primeira colocação e enfrentará a melhor equipe sem ser da América do Sul e da Europa do torneio, o estrelado Al-Hilal, que foi o segundo do grupo em que o Real foi o primeiro e enfrenta a Juventus, no que este colunista considera que deverá ser o melhor jogo das Oitavas, o duelo dos excelentes meio-campistas turcos, Kenan Yildiz da Juventus e Arda Güler do Real Madrid, hoje a seleção brasileira infelizmente não tem em seu elenco dois meio-campistas, com estas características neste nível de futebol. O que não quer dizer que a Turquia é melhor que o Brasil, óbvio que hoje é o contrário, apenas veja esse duelo e aprecie esses dois ótimos meio-campistas turcos jogarem futebol. No grupo do Bayern, tem que ser citado o absurdo pelo lado do Boca e o heroísmo pelo lado do Auckland, do empate em 1×1, um clube que teve a única torcida junto com o Real que esgotou todos os ingressos da primeira fase, o clube que mais levou torcedores do seu país de origem ao Mundial, empatar com um time semi-profissional, beira o descaso com a paixão absurda da sua torcida, que com certeza a sua festa, canto e incentivo foram uma das lembranças mais marcantes da primeira fase. O meu destaque de cada dia das Oitavas, no sábado à 1h da tarde, Palmeiras x Botafogo. No domingo às 5h da tarde, Flamengo x Bayern. Na segunda às 4h da tarde, Inter de Milão x Fluminense e na terça também às 4h da tarde, Real Madrid x Juventus. Como pedido por leitores, porquê falar de futebol é fácil sem falar quem vence, só pela brincadeira saudável, passa para as Quartas no tempo normal: Chelsea, PSG, Inter de Milão, Borussia e Manchester City. Na prorrogação passa o Bayern e nas penalidades passa o Palmeiras e a Juventus. O que deixaria o campeonato com uma equipe brasileira e uma francesa, duas equipes alemãs, duas italianas e duas inglesas. Sem nenhuma equipe espanhola nas Quartas, mesmo eles tendo nesse momento para este colunista a melhor equipe do mundo, que é o Barcelona que não teve a competência de se classificar para este torneio (mesmo se tivesse conquistado a Champions não estaria) e no caso do prognóstico do colunista o Real teria sido eliminado nas Oitavas e o Atlético de Madrid foi de fato eliminado na primeira fase, façam os seus bolões, tudo para divertimento e uma disputa saudável, ótima Oitavas de final para todos, desse campeonato espetacular que completa o coração de todos os amantes da melhor invenção da humanidade, o futebol, ótimo final de semana de muito futebol bem jogado para todos.