Um brasileiro chamado Rolando Boldrin
1 de dezembro de 2018Fuzil antiaéreo e 1t de cocaína apreendidos em Mirassol iriam para o RJ
1 de dezembro de 2018Músico cria ‘piano-bike’ para tocar pelas ruas do Brasil
Erika Sallum, do blog Ciclocosmo, direcionado “a quem ama bicicletas”, do jornal Folha de S.Paulo, traz a incrível história do músico mineiro Leandro Parisi, de 25 anos, que criou seu “piano-bike” para tocar pelas ruas do Brasil.
Parisi começou a estudar música aos 8 anos de idade e sempre teve apreço especial pela união do erudito com o popular.
Em outubro, inaugurou um projeto que leva, literalmente, o erudito para as ruas: o PianoBike. Nele, o instrumento foi acoplado a uma bicicleta, com a qual ele sai por aí tocando, dando aulas e transmitindo seus conhecimentos musicais por São Paulo, onde mora atualmente.
Assim, Leandro também conseguiu se aproximar ainda mais de outra paixão, a bicicleta, e ainda encontrou uma forma prática de se deslocar com o piano.
O projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais (@piano.bike e facebook.com/piano.bikebr), ou pelo site https://piano.bike.
Entre uma apresentação, ou uma pedalada, Parisi respondeu a algumas perguntas do Ciclocosmo, confira a entrevista:
Por que você decidiu que uma bike seria o melhor meio onde instalar um piano?
Porque a junção desses dois universos traz um charme único, que faz com que o projeto converse com duas de minhas maiores paixões: a música e o ciclismo.
Como começou sua carreira musical?
Estudo música desde os 8 anos, e me iniciei no piano aos 14. Sou músico profissional desde os 17 anos. Entre as muitas funções que desempenho na carreira, dou aulas de música e tenho um método voltado para a musicalização infantil ao instrumento.
E a bike, como entrou em sua vida?
A bike faz parte da minha vida há muitos e muitos anos. Desde a adolescência, utilizo a bicicleta como meu principal meio de transporte. Também gosto de fazer cicloviagens.
Quais seus objetivos principais com sua bike-piano?
O principal objetivo é levar música de qualidade para diversos cantos do Brasil, em um projeto que pode funcionar tanto como promotor como difusor da arte de rua.
Que tipos de música você costuma tocar nesse piano?
Tenho um repertório que engloba os mais diversos estilos musicais, de ícones da música erudita até “hits” da música pop, passando pelo rock, jazz e MPB. Posso tocar de “Sonata ao Luar”, do Beethoven, a “Sweet Child of Mine”, do Guns N’ Roses.
Quem elaborou o equipamento? Você usou uma bike ou construiu tudo especialmente para o piano?
O projeto foi elaborado pelo Studio Villa, especializado em restaurar bikes antigas e realizar projetos diferentes assim. Toda a estrutura foi feita sob medida para comportar meu piano.
Você tem planos de levar sua bike-piano para outros lugares?
Atualmente o PianoBike está em São Paulo, mas quero levá-lo para o Rio de Janeiro em breve. Meu objetivo principal é chegar a várias cidades em todo o Brasil.