O adiamento das Eleições 2020, o fortalecimento da Democracia e o “Terraplanismo” Jurídico-Político
7 de julho de 2020
Presente de aniversário
31 de julho de 2020
O adiamento das Eleições 2020, o fortalecimento da Democracia e o “Terraplanismo” Jurídico-Político
7 de julho de 2020
Presente de aniversário
31 de julho de 2020

Matéria do Revoluir repercute e Kamiyama cita estudo em conjunto com Universidade Brasil e Sabesp: “Fernandópolis tem 78 mil habitantes”

De acordo com o secretário municipal Wagner Kamiyama, "um amplo estudo está sendo executado para o Plano Diretor de Fernandópolis"

Matéria do Revoluir, publicada no último dia 7, relata alguns índices do novo Coronavírus no Brasil: o país contabilizava, até o dia 6 de julho, 65.556 mortes devido à pandemia. Nesta segunda, 13 de julho, já são mais de 72 mil óbitos.
Com o título “Mortes pela Covid-19: Brasil registra uma Fernandópolis ‘riscada do mapa’”, Revoluir trabalhou dentro da projeção populacional disponibilizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para mostrar que a tragédia pela qual passamos é como se uma cidade inteira do porte de Fernandópolis deixasse de existir.
Em 2007, quando houve uma contagem populacional, o total de moradores no município foi de 61.392. Para conferir esse índice, CLIQUE AQUI e depois, já no site do IBGE, em Tabela (ao centro da página, logo abaixo de Tabelas em formato xls)
No Censo de 2010, o número oficial de habitantes saltou para 64.696 pessoas.
Havia ainda uma estimativa, do próprio IBGE, que indicava, para o ano de 2019, 69.116 habitantes em nosso município. Esse número, por se tratar de mera “estimativa”, uma projeção, pode variar para cima ou para baixo.
Com o Censo de 2020 adiado por conta da Covid-19, o total da população fernandopolense segue sem números oficiais atualizados, prevalecendo estimativas populacionais, não só a do IBGE, como também a apresentada a seguir. Entretanto, nenhuma delas possui caráter oficial.

 

O QUE APUROU O REVOLUIR
O levantamento a que Revoluir teve acesso tramita, ainda sob sigilo, na Secretaria Municipal de Planejamento, dirigida por Marcelo Nossa. Outra pasta da Prefeitura, a de Desenvolvimento Sustentável, comandada por Wagner Kamiyama, também trabalha neste estudo.

Wagner Kamiyama em evento do Sebrae no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”

Foi Kamiyama que informou a reportagem sobre os números que são agora, em primeira mão, revelados: Fernandópolis possui 78 mil habitantes, declarou o secretário, que completou:

Estou concluindo um estudo através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, relacionada ao Plano Diretor. Obtive esses números em resposta a um ofício que encaminhei à Diretoria Regional da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Levando-se em conta o número de ligações de água residenciais em funcionamento, registradas pela Sabesp, que são 30 mil, e a média de moradores por residência em nossa cidade, que é de 2,6 pessoas, chegamos ao total de 78 mil pessoas atualmente em Fernandópolis

Um convênio entre Prefeitura e Universidade Brasil está em andamento também dentro deste amplo estudo pertencente ao Plano Diretor.
“Toda a revisão está sendo conduzida pela Secretaria de Planejamento e Universidade Brasil. Em breve teremos mais detalhes sobre esse nosso projeto”, conclui o secretário de Desenvolvimento Sustentável.
Em comparação com a estimativa populacional do IBGE para o ano passado, são 8.884 pessoas a mais. Ambas projeções de crescimento populacional de Fernandópolis só poderão ser comprovadas ano que vem, isso se, de fato, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizar novo Censo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *