R#1 – Espanha, França, Brasil, Inglaterra e Holanda começaram bem
30 de novembro de 2022R#3 – Nenhuma seleção venceu os três jogos, na Copa das “zebras”
5 de dezembro de 2022R#2 – Espanha e França favoritas, Brasil sólido, Portugal bem, Uruguai, Bélgica e Dinamarca precisam vencer
Argentina e Alemanha ressurgem, na Copa das “zebras”
Ao final da segunda rodada da Copa do Mundo no Catar, alguns cenários vão ficando claros, outros imprevisíveis, a primeira metade do torneio já passou, aos todo foram 32 jogos dos 64 e a 2 rodada melhorou a qualidade do futebol apresentado na Copa. Que precisa evoluir, para se tornar bom, de qualquer forma, não faltam as emoções e a última rodada da fase de grupos promete ainda mais emoção.
No término dessa primeira metade dos jogos, um jogo no domingo, três na primeira segunda-feira da Copa e uma maratona de 7 dias com 4 jogos sem horários conflitantes, o que ocorreu foi uma “overdose” de futebol, o que para nós amantes desse esporte foi especial. Um destaque especial para o Marrocos e a sua torcida fazendo uma atmosfera fantástica no Catar, é a sensação da primeira fase da Copa o Marrocos.
Agora infelizmente só poderemos assistir a 2 jogos por dia. Passado está “maratona” de jogos, tem que se exaltar o desempenho da França e da Espanha, até aqui as duas melhores seleções da Copa, hoje, as favoritas para duelarem pelo título no dia 18 de dezembro no Catar. A França tem porém o ponto negativo de ter tomado um gol nos 2 jogos, a defesa sempre foi “vazado” o que pode ser crucial para uma derrota no mata-mata, a Espanha segue “refém” da sua pouca “letalidade”, é a seleção que melhor domina o campo do jogo, mas com adversários de nível próximo não consegue, ainda, traduzir isso em gols. Mas se consolidaram como as duas melhores seleções dessa primeira metade da Copa. Só que a metade mais decisiva está por vir.
O Brasil continua sólido, 100% de aproveitamento, junto com a França e Portugal são ás 3 seleções q venceram os 2 jogos e estão classificadas para as Oitavas. O Brasil fica nítido o peso da ausência do Neymar e como a seleção será competitiva e não criativa necessariamente, o que pode complicar a situação da seleção a partir das quartas. Portugal fez 3 tempos mornos e um bom segundo tempo contra o Uruguai e com um possível chaveamento mais fácil promete fazer uma quartas de final emocionante possivelmente contra a Croácia ou a Alemanha, que ressurgiu na Copa e agora promete, assim como a Argentina dar trabalho aos tradicionais adversários em uma eventual segunda fase.
As situações dramáticas da Bélgica que precisará vencer a Croácia, o Uruguai que precisará vencer a Gana e provavelmente desse jogo sairá o adversário do Brasil nas Oitavas, Gana joga pelo empate. E a Dinamarca que precisa vencer a Austrália se não tem tudo junto com a Bélgica pra se tornar as decepções da primeira fase. Não se esqueçam que a Alemanha e a Argentina também precisam vencer, sendo que a Alemanha enfrenta a Costa Rica e a Argentina tem um adversário mais complicado que é a seleção da Polônia.
Para finalizar, ótima terceira rodada para todos, que será emocionante para definir os 16 classificados e as 15 seleções que voltam para casa e junto com o Catar, serão as 16 seleções eliminadas, o Canadá tbm já está eliminado. Faltam descobrir as 14 seleções eliminadas e as outras 13 seleções classificadas. Os jogos que prometem nessa última rodada são: Equador X Senegal, Irã X Estados Unidos, Dinamarca X Austrália, Argentina X Polônia, México X Arábia Saudita, Alemanha X Costa Rica, Croácia X Bélgica, Sérvia X Suíça e Gana X Uruguai, desses 9 jogos, 8 serão em horários diferentes, o que fará o telespectador ter a sensação de uma fase final, antes mesmo de ela começar e poderá pelo menos ver 8 jogos “eletrizantes”, eu volto depois da terceira rodada para escrever sobre ela e claro, sobre as projeções das Oitavas de Final, daqui pra frente todos os jogos são decisivos e está última rodada da fase de grupos promete, ótimo final da primeira fase da Copa para todos.