Chegou a hora da verdade, Espanha e Alemanha favoritas
28 de junho de 2024Espanha, Alemanha e Holanda bem, Itália fora
4 de julho de 2024Brasil e Uruguai goleiam e estão quase lá
Argentina, Venezuela e Colômbia se classificam
Foi encerrada a segunda rodada da Copa América, com as eliminações da Jamaica e Paraguai e virtuais eliminações da Bolívia e da Costa Rica, Argentina, Venezuela e Colômbia estão classificadas para as quarta-de-final, Brasil e Uruguai também estão virtualmente classificados, a terceira rodada terá um duelo direto por uma vaga nas quartas, que será México X Equador no domingo às 9h da noite; surpreendentemente e provavelmente para saber o segundo colocado do grupo B e e quem enfrentará a Argentina nas quartas. A Venezuela, uma das três seleções matematicamente classificadas, lidera o grupo B e sai como favorita, com sua melhor geração da história, a uma vaga nas Semifinais. Brasil X Colômbia será o grande jogo da terceira rodada em disputa direta pelo primeiro lugar do grupo D, em que os colombianos jogam pelo empate para fugir provavelmente do Uruguai na próxima fase.
“Resumindo, Chile e Canadá que se enfrentam, disputam uma vaga com o Peru que enfrenta a Argentina. Caso o Peru não vença a Argentina, o Canadá joga pelo empate para se classificar no grupo A.No grupo B, México e Equador duelarão diretamente pela segunda vaga. No grupo C, os anfitriões se complicaram ao perder do Panamá e terão que vencer o Uruguai se o Panamá vencer a Bolívia para se classificarem. No grupo D, a Colômbia lidera e joga pelo empate contra o Brasil para ser a primeira do grupo”.
Na segunda rodada destaco a marcação individual da Argentina que sufocou o Chile e promete continuando em intensidade e localizada no campo avançada, promete ser um tormento para os adversários, Argentina que tem um lado da chave que se mostra mais acessível a vaga na final, com os outros três favoritos do outro lado da chave. São deles que citarei agora, o Uruguai está dando show nesta Copa América, com uma organização ofensiva em alto nível, oito gols em dois jogos, muita criatividade e associação do meio-campo, ofensivo, organizado e inteligente, típico de equipes comandadas pelo argentino Marcelo Bielsa, tem que levar em conta a fragilidade dos adversários até aqui também, contra os donos da casa serão mais testados. A Colômbia mostrou muito domínio do jogo, criatividade e um futebol muito vistoso, legal de ver jogar, com James sendo o maestro de uma equipe rápida criativa e por enquanto letal, também tem que se levar em conta o nível dos adversários, o mesmo vale para o Brasil, ambos farão um ótimo teste para ambos no enfrentamento da terceira rodada.
“O Brasil teve um ótimo desempenho, dominou novamente a partida, desta vez caprichou mais nas finalizações e goleou por 4×1, ainda teve um pênalti perdido, uma bola na trave novamente e algumas finalizações perigosas, o perigoso é que o Paraguai finalizou 15 vezes ao gol tupiniquim, o que preocupa se cedermos tantas finalizações contra seleções mais qualificadas que virão daqui pra frente na competição. O domínio paraguaio no começo do segundo tempo também preocupou, mas foi uma estratégia brasileira para explorar os contra-ataques e quando precisou, Alisson correspondeu na partida toda, Militão e Wendel também foram muito bem na defesa, o meio-campo foi ótimo e fez a diferença para a goleada da seleção brasileira, Vinicius Junior jogou uma partida como possível melhor do mundo, decidiu a partida, mas mais uma vez precisa melhorar no comportamento, evitando graças desnecessárias com a bola com a partida resolvida e tomar um amarelo evitável que se tomar outro na terceira rodada o tirará das quartas. Tem que saber perder no esporte e é necessário também saber ganhar. Jogou muita bola mesmo e todos nós esperamos partidas deste nível na sequência da Copa América, precisaremos. Taticamente, a mudança de João Gomes por Paquetá na marcação no 4-4-2, colocando o Paquetá no extremo do lado esquerdo na segunda linha de quatro, e o João Gomes de jogador central a direita, ajustou a marcação e fez Paquetá se associar com Wendel e Vinicius Junior mais vezes no jogo, deixando Savinho isolado na direita, depois Rodrygo tentou se aproximar por aquele lado sem sucesso. A sorte está conosco, como no desvio no ótimo passe de Paquetá para o primeiro gol de Vinicius, pode ser um bom sinal, em linda jogada trabalhada pelo meio. Eu manteria dez jogadores do time titular, mas colocaria Endrick de titular e Rodrygo pela direita no lugar do Savinho, o “raio” vindo da direita pro meio, se associando com o Paquetá pela esquerda e meio, mas penso que Dorival vai manter a equipe da segunda partida. Que seja uma ótima terceira rodada, com muita emoção, gols decisivos e o Brasil terminando na liderança do seu grupo, bom final da primeira fase para todos nós”.