R#3 – Nenhuma seleção venceu os três jogos, na Copa das “zebras”
5 de dezembro de 2022
Brasil, Inglaterra e Portugal eliminados, França favorita e Marrocos sensação da Copa
20 de dezembro de 2022
R#3 – Nenhuma seleção venceu os três jogos, na Copa das “zebras”
5 de dezembro de 2022
Brasil, Inglaterra e Portugal eliminados, França favorita e Marrocos sensação da Copa
20 de dezembro de 2022

Portugal, Brasil e França dão show, Inglaterra e Holanda consistentes

Confira a Copa do Mundo do Qatar através das análises do jornalista esportivo Claudio Rodante Neto, publicadas em artigos especiais pelo Revoluir

Chegou a hora tão aguardada pelos leitores, as quartas-de-finais da Copa do Mundo. Só restam oito seleções na Copa do Mundo e agora só faltam 3 jogos para o título do torneio. Foram eliminadas nas Oitavas às seleções dos Estados Unidos, Austrália, Polônia, Senegal, Japão, Coréia do Sul, Espanha e Suíça. Portugal, Brasil e França deram show nas Oitavas e seguem firmes rumo âs Semifinais, a Inglaterra e a Holanda foram consistentes e devem ser as duas adversárias + difíceis para esse trio de favoritos que a Copa proporciona neste momento. Sempre lembrando que tem a tradicional equipe da Argentina que com a sua torcida e Messi e companhia podem também chegar em uma fase mais longe na Copa. Marrocos e Croácia passam a impressão de já estarem na sua fase “limite” da Copa e tem que celebrar a ida às Quartas, principalmente o Marrocos tem e tão celebrando.
Antes de falar da projeção pras Quartas, uma rápida reflexão tem que ser feita na seleção da Espanha, dominar o jogo, eles sabem, mas claramente falta objetividade e não entendimento da importância também da finalização e o exagero de passes despretenciosos e fúteis distribuídos em seu jogo, estão praticando a pior parte do futebol que o levou ao topo do mundo e a melhor deixaram no passado, uma pena, já q além do domínio, já foi um dia divertido ver a Espanha jogar, hoje é quase entediante. Alguma providência tem que ser tomada para a Espanha voltar a ser competitiva e principalmente objetiva.
Os confrontos das Quartas começam amanhã ao meio-dia com Brasil X Croácia e às 4h da tarde Argentina X Holanda, no sábado ao meio-dia tem Portugal X Marrocos e às 4h da tarde Inglaterra X França. Se as Oitavas às projeções foram + tranquilas de quem passaria, agora fica cada vez + difícil prever, penso que as Semifinais serem Brasil X Holanda e Portugal X França é o + provável. Sempre lembrando que a Inglaterra e a Holanda estão consistentes. 
Na primeira partida, Brasil é o favorito, mantendo os pontas driblando, com o Neymar atraindo a marcação e uma marcação consiste da seleção canarinho a classificação deverá vir, a Croácia tem no Modric a sua maior esperança de fazer uma espetacular partida, tem as “casquinhas” pro Perisic vencer a zaga nacional na corrida para fazer o gol e claro joga com o relógio para tentar fazer o Brasil se atrapalhar no lado emocional e de repente ir para os pênaltis.
Na segunda partida, o grande jogo do dia, Argentina X Holanda, a Argentina, é um jogo com uma proposta clara, a Argentina joga pelo meio e a Holanda pelas pontas, principalmente a direita com o Dumfries. É um jogo que tanto o Messi se deixarem um espaço pode decidir, quanto o Van Dijk pode tomar conta do jogo na defesa e ainda ir bem na jogada área ofensiva. Atenção para a inversão da bola da Holanda de um ala para o outro, contra uma Argentina provavelmente com uma linha de 4 defensores, pode pegar o espaço livre no lado inverso da defesa da Argentina e aproveitar este espaço para finalizar.
A terceira partida será legal devido a atmosfera da torcida Marroquina, a seleção do Marrocos é a sensação da Copa. Mas assim como o Brasil, Portugal tbm é favorita para ir a Semifinal, o relógio é ambiente estarão à favor do Marrocos, o fato de jogarem no 4-1-4-1 e encurtam o espaço, não deve ter tanto efeito igual contra a Espanha. Já que Portugal tem um 9 de referência e tem 3 meias que se nessário jogam entre as linhas, Bernardo Silva, Bruno Fernandes e João Félix o que deve dificultar a marcação do Marrocos naquela faixa do campo.
Na quarta partida e a melhor partida do Sábado, talvez será a melhor da Copa até aqui, Inglaterra X França. Um duelo de uma seleção inglesa que é mais para a próxima Copa em 2.026 conta uma seleção já pronta, mas desfalcada. A Inglattera que poderia e deve ser melhor escalada no próximo ciclo, tem estrelas da Primier League, um exemplo, do lateral-direito Arnold no banco. Mesmo assim, tem a transição ofensiva, o monento em que se recupera a bola para partir pro ataque, com uma qualidade excelente com Bellingham e Kane sendo ótimos jogadores e com muita inteligência tática, a seleção inglesa será competitiva e poderá explorar bem o espaço do lado esquerdo da defesa francesa. Do outro lado, a seleção favorita a conquistar pela segunda vez a Copa seguida e terceira na história. A França tem um lado esquerdo ofensivo excelente, com Mbappé e Rabiot, para dar suporte tem Giroud e Griezmann e na outra ponta Dembélé, uma seleção pronta para os momentos decisivos, com Mbappé sendo até aqui a grande estrela da Copa, mortal no 1×1 e perigoso no contra-ataque, quase impagável, o que por terem que dobrar a marcação no craque francês, facilita o jogo na outra ponta para Dembélé, com Giroud nesta Copa fazendo gols e o Griezmann sendo o “cérebro’ mais uma vez desta equipe, uma seleção completa que propõeo jogo se necessário e se fizar o gol é ainda melhor no contra-ataque com a velocidade e eficácia do Mbappé, uma seleção pronta e com a experiência de vários jogadores que já foram os campeões da última Copa. 
As Quartas de Finais prometem ótimos jogos, gols e momentos inesquecíveis, excelente jogos para todos e que possamos aproveitar esses últimos oito jogos desta Copa que assim como todas as outras, deixará saudade ao final. 

Claudio Rodante Neto é formado em Comunicação Social/Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *