REVOLUIR CONFIRMA: Central Park atrasou repasses em até 6 meses em 2019 e começou 2020 sem pagar janeiro
1 de junho de 2020
“Some of These Days”
12 de junho de 2020

Áudio mostra diretoria do shopping contrariando Plano SP: ouça gravação com “orientações” sobre a praça de alimentação

Revoluir teve acesso a uma gravação de uma reunião da diretoria do shopping com proprietários dos restaurantes que servem o público em sua praça de alimentação: ouça o áudio disponibilizado no fim desta matéria

A reativação parcial do shopping center de Fernandópolis, que aconteceu nesta segunda-feira, 1º de junho, foi marcada por uma foto tirada na praça de alimentação.
A imagem gerou indignação de muitos munícipes e repercutiu nas redes sociais.
A Prefeitura reforça a fiscalização para impedir, entre outras coisas, a aglomeração de pessoas em locais como bares e lanchonetes, incluindo a praça de alimentação do shopping, como prevê o Plano SP, estabelecido pelo governo estadual, e consta em Decreto Municipal nº 8.625, de 1º de junho de 2020.
No Plano SP, o funcionamento de praças de alimentação de shopping centers está liberada somente para a fase 3, e ainda com uma condição: que seja em área ao ar livre. Fato que não liberaria a atividade no shopping de Fernandópolis, que está em área fechada. Lembrando que o município está na fase 2 do Plano SP.

O Decreto Municipal proíbe “praças de alimentação e de atividades recreativas nas áreas comuns e de convivência no seu interior”.

 

Um dos estabelecimentos comerciais da praça de alimentação que serviu os clientes da “foto polêmica”, teria sido notificado pela Prefeitura, estando ciente de que, se reincidente, será multado, ou até mesmo lacrado. O próprio shopping emitiu nota oficial na qual declara que “o fato acontecido não teve a anuência do shopping e o restaurante envolvido já foi notificado pelo erro”.
Confira a nota oficial do shopping center de Fernandópolis:

O Shopping Center Fernandópolis vem a público esclarecer o fato relatado na noite de ontem, 1º de junho, em sua praça de alimentação. Um dos restaurantes que compõem a praça, de forma errônea, realizou atendimento a clientes que fizeram questão de consumir seus produtos, alimentos e bebidas, em uma das mesas da praça, fato que é proibido no momento. Houve inclusive uma intervenção de um segurança e, posteriormente, também a tentativa do atendente do citado estabelecimento para que os mesmos se retirassem do local, fato que veio ocorrer tempos depois. O Shopping tem cumprido todas as resoluções dos decretos estadual e municipal desde o início da quarentena, além de tomar todas as medidas de biossegurança para seus lojistas, funcionários e clientes. Nessa segunda, 01/06, as lojas do Shopping foram reabertas conforme o Plano São Paulo e o decreto editado pela Prefeitura, e os restaurantes da praça continuaram em seu atendimento pelos sistemas delivery e drive. No entanto, o fato acontecido não teve a anuência do Shopping e o restaurante envolvido já foi notificado pelo erro. Corroboramos nosso desejo de reabertura do comércio, mas não compactuamos com o descumprimento da legislação vigente no momento

Condomínio Shopping Center Fernandópolis
GRAVAÇÃO MOSTRA “CONTRADIÇÃO”
No entanto, Revoluir teve acesso a gravação de uma reunião da diretoria do shopping com proprietários dos restaurantes que servem o público em sua praça de alimentação.
Essa reunião foi realizada na última sexta-feira, dia 29 de maio, quando a administração do shopping passou “orientações” e algumas “determinações” contrárias às medidas de prevenção contra a Covid-19, desrespeitando tanto o Plano SP quanto o Decreto Municipal nº 8.625.
Além das orientações passadas na reunião, a administração do shopping soltou uma “circular” contendo informações sobre o “funcionamento do shopping no mês de junho’.

Ouça o áudio da reunião no vídeo acima, logo no início desta matéria, no qual estão também imagens da cronologia dos fatos. Como a praça de alimentação estava durante o período de inatividade, com todas as cadeiras sobre as mesas.
Depois, como ficou, com cerca de 150 cadeiras e algumas mesas isoladas, pronta para sua reativação, nesta segunda, dia 1º, dia em que foram registrados consumo no local e aglomeração de pessoas em uma das mesas.
Em seguida, como ficou na terça, dia 2, após a repercussão negativa da foto publicada nas redes sociais.
A praça de alimentação voltou a ter cadeiras em algumas mesas para atendimento a clientes e consumo no local nesta quarta-feira, dia 3.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Plano SP – Governo de São Paulo
Comércio de Fernandópolis reabre com restrições nesta segunda-feira, 01
Operação orienta e fiscaliza atendimento em bares e Shopping de Fernandópolis
Decreto Municipal determina nova suspensão de cultos em templos religiosos
BOLETIM INFORMATIVO – 04/06

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *